12 ALIMENTOS RICOS EM COLÁGENO PARA REJUVENESCER SEM PRECISAR USAR SUPLEMENTOS CAROS.

12 ALIMENTOS RICOS EM COLÁGENO PARA REJUVENESCER SEM PRECISAR USAR SUPLEMENTOS CAROS.
alimentos ricos em colágeno para rejuvenescer miniatura do artigo

Alimentos ricos em colágenos para rejuvenescer é a melhor alternativa para as pessoas que estão sofrendo com os sintomas do hipotireoidismo sem a ncessidade de pagar caro por suplementos dietéticos.

Dadas as dezenas de suplementos chamativos e caros de colágeno que estão inundando o mercado atualmente, você pode não ter percebido que existe uma grande variedade de alimentos ricos em colágeno e em nutrientes que provam estimular a síntese de colágeno que provavelmente já estão no seu corpo. 

Você não precisa gastar dinheiro com suplementos de colágeno da moda criados para aproveitar o momento em alta quando pode colher os mesmos benefícios de colágeno naturalmente com uma simples e bem informada ida ao supermercado.

O que é colágeno?

Simplificando, o colágeno é a substância que mantém o corpo unido. Essa proteína estrutural, que é a proteína mais abundante no corpo humano, atua como um bloco de construção para os ossos, dentes, músculos, pele, articulações e tecidos conjuntivos.

Ele suporta a aparência de uma pele lisa e sem covinhas e fornece força aos nossos ossos e músculos.

Quais são os benefícios do colágeno?

mulher com pele e cabelos fortes

Esta proteína poderosa é capaz de muitas funções corporais essenciais.

  • Apoia a saúde dos músculos, articulações e tecidos. “A função do colágeno em nosso corpo é manter os tecidos conjuntivos móveis, elásticos e fortes, a fim de evitar fragilidade”, diz Jim White, RD, ACSM, HFS, proprietário dos Jim White Fitness and Nutrition Studios . Isso mantém nossas articulações móveis e nossa pele, unhas e cabelos saudáveis ​​e menos suscetíveis a danos.
  • Firma a pele e diminui a aparência de rugas . De fato, um estudo publicado na Skin Pharmacology and Physiology  descobriu que aqueles que tomaram peptídeos de colágeno uma vez ao dia por oito semanas mostraram uma melhora significativa na elasticidade da pele.
  • Melhora a saúde intestinal . Diana Gariglio-Clelland, RD, nutricionista da Balance One Supplements, observa que o colágeno “ainda tem um impacto no sistema digestivo ao fortalecer o revestimento do nosso trato gastrointestinal”. De acordo com um estudo de 2011 , a glutamina, um aminoácido do colágeno, pode ajudar a preservar a função da barreira intestinal.
  • Pode ajudar a tratar a artrite . Um estudo do Centro Médico da Universidade de Creighton descobriu que o colágeno também pode ser um tratamento eficaz para a artrite, que é uma condição caracterizada pela quebra da cartilagem e de certos tecidos conjuntivos.

Como a ingestão de certos alimentos aumenta a produção de colágeno?

alimentos ricos em colágeno para rejuvenescer

Você pode aumentar naturalmente a síntese de colágeno do seu corpo consumindo dois tipos diferentes de alimentos:

  1. alimentos que são fontes naturais de colágeno
  2. alimentos que contêm nutrientes conhecidos por promover a produção de colágeno

“Comer alimentos ricos em colágeno como carne, peixe, frango, ovos e laticínios pode ajudar o corpo a criar colágeno”, explica Gariglio-Clelland.

Outra maneira de aumentar a produção de colágeno é ingerir alimentos com nutrientes específicos que aumentam o colágeno.

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“Cobre, zinco e vitamina C trabalham juntos no tecido conjuntivo para ajudar a manter o colágeno forte e elástico”, diz White. Comer alimentos que contêm um ou mais desses nutrientes pode ajudar a aumentar a síntese de colágeno.

Por que os especialistas recomendam comer alimentos com colágeno, em vez de tomar suplementos de colágeno?

especialista recomendam colágeno

Como a produção de colágeno desacelera nos seus trinta anos, muitas pessoas começaram a procurar suplementos de colágeno. Embora esses suplementos possam ser valiosos na reposição de nutrientes, ainda há uma vantagem em obter colágeno através de alimentos integrais.

“Como com qualquer suplemento, temos pesquisas muito limitadas sobre se realmente absorvemos esses nutrientes. Por outro lado, os nutrientes nos alimentos são muito mais biodisponíveis para nós”, explica Lemein.

“Portanto, como DR, minha recomendação é sempre tentar comer seus nutrientes versus tomar suplementos “.

White concorda: “Comer alimentos integrais versus suplementos de colágeno permitirá você ingerir mais nutrientes, em vez de limitar sua ingestão apenas a colágeno.

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Alimentos integrais são funcionais porque eles têm outras propriedades, como enzimas, fibras, etc., além de consumir apenas colágeno”. .

Além disso, a compra de “pó de colágeno pode consumir muito do seu dinheiro quando você pode receber bastante dos alimentos que ingerimos, permitindo que seu corpo produza todo o colágeno necessário”, diz White.

Quantos alimentos ricos em colágeno você deve consumir para aumentar a produção de colágeno?

spirulina rica em colágeno paar a pele

Embora o colágeno possa claramente ter um impacto positivo nos fatores internos e externos associados ao seu corpo, os especialistas não determinaram a quantidade exata que você deve ingerir de cada nutriente que aumenta a formação de colágeno no corpo.

“Eu diria que a melhor recomendação para garantir que seu corpo tenha produção suficiente de colágeno para se manter saudável e forte é consumir a dose diária recomendada de vitamina C, zinco e cobre, além de consumir uma dieta bem equilibrada e bastante água.”

O que são alimentos naturalmente ricos em colágeno?

alimentos ricos em colágeno para rejuvenescer

White diz que “cada um dos seguintes alimentos é rico em colágeno devido ao fato de ser encontrado naturalmente nos ossos dos animais”. As fontes alimentares mais comuns de colágeno são:

  • carne magra
  • peixe
  • caldo de osso
  • ovos
  • spirulina

Mais sobre cada um desses alimentos ricos em colágeno abaixo:

Assista direto do youtube em HD: 10 alimentos ricos em colágenos para rejuvenescer, fortalecer pele, músculos, ossos e eliminar rugas.

Alimentos ricos em colágeno #1. Carne:

Alimentos ricos em colágeno #1. Carne:

Como o colágeno é a proteína mais abundante nos mamíferos, não é de surpreender que seja encontrado em vários tipos de carne ricas em proteínas, incluindo carne bovina e frango.

Além disso, como observa White, as fontes de carne que incluem osso e / ou tecido conjuntivo, como um bife de costela ou asas de frango são especialmente ricas em colágeno, porque é o principal componente dos referidos tecidos.

De acordo com um estudo publicado na revista Clinical Interventions in Aging , o pescoço e a cartilagem do frango podem ser usados ​​para tratar com sucesso a artrite devido à sua abundância de colágeno.

Alimentos ricos em colágeno #2. Caldo de osso:

Alimentos ricos em colágeno #2. Caldo de osso:

No que diz respeito aos alimentos ricos em colágeno, o caldo de osso  é provavelmente o que as pessoas estão mais familiarizadas. “O caldo de osso é uma opção popular para obter colágeno sem suplementos”, explica Gariglio-Clelland.

“É feito fervendo os ossos dos animais com líquido e um pouco de vinagre por um período de 12 a 24 horas para extrair o colágeno do tecido conjuntivo do animal”. Ossos de animais também são uma fonte natural de gelatina, que por si só é embalada com colágeno.

Alimentos ricos em colágeno para rejuvenescer #3. Claras de ovos:

Alimentos ricos em colágeno para rejuvenescer #3. Claras de ovos:

O colágeno é encontrado naturalmente nas conchas e nas claras dos ovos. No total, as claras de ovos contêm 18 aminoácidos e todos os nove aminoácidos essenciais.

Mais especificamente, o tipo de colágeno presente nas claras de ovos fornece sulfato de glucosamina, sulfato de condroitina, ácido hialurônico e vários outros aminoácidos necessários para a produção de colágeno.

Estudos têm demonstrado que essas substâncias podem ajudar a construir tecidos conjuntivos, curar feridas, aumentar a massa muscular e reduzir a dor ou rigidez.

De fato, em um estudo de 2015 , os pesquisadores descobriram que as membranas da casca de ovo podem ter efeitos positivos na supressão do envelhecimento da pele e proteger a pele da radiação UVB.

Alimentos ricos em colágeno para rejuvenescer #4. Spirulina:

Alimentos ricos em colágeno para rejuvenescer #4. Spirulina:

Como observa White, mais de 60% da spirulina consiste em aminoácidos: os blocos de construção do colágeno.

Portanto, as micro algas verde-azuladas encontradas em águas doces e marinhas são uma excelente fonte do material.

Um estudo de 2017 da revista Pharmaceutical Biology  descobriu que, quando a espirulina era incorporada aos cremes tópicos para a pele, melhorava a viabilidade celular e auxiliava na cicatrização de feridas.

Como certos tipos de carne, a espirulina é uma ótima fonte de proteína. De fato, uma colher de sopa de spirulina em pó produz 6 gramas do nutriente de construção muscular.

Alimentos ricos em colágeno para rejuvenescer #5. Frutas cítricas:

Alimentos ricos em colágeno para rejuvenescer #5. Frutas cítricas:

Frutas cítricas são ótimas fontes de vitamina C, necessárias para a síntese de colágeno.

  • laranja, 70 mg de vitamina C por fruto médio
  • clementina , 36 mg de vitamina C por fruta
  • tangerina , 20 mg de vitamina C por fruta

Outros alimentos ricos em vitamina C incluem morangos e goiaba.

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Alimentos ricos em colágeno para rejuvenescer #6. Nozes e sementes:

Alimentos ricos em colágeno para rejuvenescer #6. Nozes e sementes:

Para aumentar sua ingestão de zinco e cobre, dois nutrientes adicionais que também promovem a produção de colágeno, não procure além de saudáveis ​​nozes e sementes.

As seguintes nozes e sementes são excelentes fontes, o que significa que elas contêm mais de 20% do valor diário de um nutriente, de zinco ou cobre ou ambos.

  • sementes de abóbora 
  • castanha de caju
  • amêndoas 
  • sementes de gergelim 

Alimentos ricos em colágeno para rejuvenescer #7. Vegetais com folhas verdes:

Alimentos ricos em colágeno para rejuvenescer #7. Vegetais com folhas verdes:

Como se você precisasse de outro motivo para comer vegetais verdes folhosos, como couve e espinafre, esses alimentos saudáveis ​​também são ricos em vitamina C, zinco e cobre; é um tríade que aumenta o colágeno!

De fato, uma xícara de couve crua e picada contém quase uma vez e meia o valor diário recomendado de vitamina C.

Além disso, de acordo com um estudo coreano , a clorofila encontrada em alimentos como couve demonstrou aumentar o precursor do colágeno na pele.

Alimentos ricos em colágeno para rejuvenescer #8. Pimentões:

Alimentos ricos em colágeno para rejuvenescer #8. Pimentões:

Os pimentões são “ótimas” fontes de vitamina C , de acordo com Gariglio-Clelland. Metade de um copo de fatias pimentão vermelho, por exemplo, possui 117 miligramas de vitamina C . Isso é quase uma vez e meia o valor diário recomendado  do nutriente essencial.

O pimentão também contém capsaicina, um composto anti-inflamatório que pode combater os sinais de envelhecimento.

Um estudo de 2015 descobriu que a capsaicina, normalmente encontrada em alimentos condimentados à base de plantas, aumenta a estabilidade das fibras de colágeno nos tendões e protege as fibrilas de colágeno da degradação enzimática.

Alimento com colágeno #9. Ostras:

Alimento com colágeno #9. Ostras:

As ostras são de longe a fonte mais rica de zinco. Apenas 90 g de ostras oferecem 33 miligramas de zinco , excedendo em três vezes a ingestão diária recomendada de zinco .

Você só precisa comer duas ostras para atingir seu valor diário de 11 miligramas. As ostras também são ótimas fontes de cobre criador de colágeno, pois apenas 90 g dos moluscos contêm quase duas vezes e meia o valor diário recomendado do nutriente .

Agora esqueça os caros suplementos de colágeno e armazene seus carrinhos de supermercado de acordo!

Alimento abundante em colágeno #10. Peixe com a pele:

Alimento abundante em colágeno #10. Peixe com a pele:

Da próxima vez que você estiver jantando salmão, convém deixar a pele, sugere Moore. O peixe, em geral, já é uma ótima opção, pois é rico em aminoácidos necessários para produzir colágeno.

Mas você já se perguntou por que a pele de um peixe é tão lisa depois de remover a escama? Isso ocorre porque existe uma alta concentração de colágeno tipo I, responsável pela maior parte do colágeno na pele.

Alimento abundante em colágeno #11. Tomates:

Alimento abundante em colágeno #11. Tomates:

O tomate, especialmente o tomate seco ao sol, também contém altos níveis de vitamina C necessária para a produção de colágeno. Eles também contêm licopeno antioxidante , que é conhecido por proteger a pele dos danos causados ​​pelo sol e da quebra do colágeno. Adicione-os em uma salada ou coloque-os em cima da massa para adicionar um pouco de sabor aos pratos. 

Alimento abundante em colágeno #12. Ovos:

Alimento abundante em colágeno #12. Ovos:

Frite-os, ferva-os. Lembre-se de manter a gema. Esse centro amarelo pegajoso contém colágeno que ajudará a manter seu cabelo bonito e brilhante. As claras de ovos também carregam os ácidos animo necessários para produzir colágeno.

FONTE:

https://www.healthline.com/health/beauty-skin-care/collagen-food-boost#why-diet-matters

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