27 ALIMENTOS QUE SOLTAM O INTESTINO IMEDIATAMENTE E ELIMINAM TODO O COCÔ ACUMULADO.

Alimentos que soltam o intestino imediatamente é uma excelente alternativa natural para liberar todo cocô acumulado no intestino sem os efeitos colaterais dos medicamentos.

Neste artigo oferecemos 10 alimentos que soltam o intestino imediatamente trazendo vários benefícios para saúde como reforço do sistema imunológico, melhor aspecto da pele, digestão e muito mais.

Alimentos que soltam o intestino imediatamente

Conteúdo da Página

O que é constipação e como tem afetado a vida dos brasileiros.

A constipação é uma condição extremamente comum, e de acordo com o Jornal O Globo, entre 20 e 30% da população brasileira têm algum tipo de alteração intestinal relacionada à constipação.

Cada um de nós tem hábitos diferentes de ir ao banheiro, mas a maioria dos especialistas afirma que três ou menos evacuações por semana podem indicar um problema.

E embora a constipação possa ser causada por condições médicas (hipotireoidismo , doença inflamatória intestinal ), medicamentos (analgésicos, antidepressivos) e outros fatores que podem estar fora do seu controle, para a maioria de nós, é causada pelo que estamos comendo ou , em vez disso, não comer.

O brasileiro em média ingere apenas 15 gramas de fibra por dia, embora os especialistas recomendem pelo menos 25 gramas. A maioria de nós também não bebe água suficiente, o que também contribui para a constipação.

Entenda o que é normal:

Os hábitos intestinais de cada pessoa são diferentes. Algumas pessoas vão uma vez por dia, enquanto outras precisam ir três vezes por dia, ou talvez três vezes por semana.

Contanto que você não sinta desconforto, dor, necessidade de fazer força ou a sensação de não ser capaz de esvaziar totalmente os intestinos, provavelmente você está bem!

Leia também: 10 Remédios caseiros para dor de barriga.

Mas se você tiver qualquer uma das situações acima, ou frequentemente tiver fezes duras ou grumosas, ou for ao banheiro menos de três vezes por semana, você é considerado obstipado. Outro sintoma é se você precisa tomar laxantes para obter fezes moles.

O que causa prisão de ventre?

Suas fezes são compostas principalmente de fibras, portanto, mudanças rápidas na quantidade de fibra que você ingere podem variar a frequência e a dureza de suas fezes.

Você pode ter prisão de ventre apenas por comer mais alimentos pré-fabricados ou por mudanças significativas em sua dieta, como tornar-se vegetariano ou entrar uma dieta sem glúten, paleo ou pobre em carboidratos.

Sair de férias e comer alimentos diferentes também pode causar prisão de ventre.

A fibra puxa água para o seu intestino para amolecer os resíduos. Aumentar a quantidade de fibras que você ingere sem beber mais água pode fazer com que as fezes endureçam e tornem-se mais difíceis de evacuar.

O estresse também é um gatilho comum para a constipação. Durante os períodos de ansiedade, o fluxo sanguíneo é redirecionado para longe do intestino, o que retarda a digestão e às vezes leva à prisão de ventre.

Você também pode ficar constipado por ficar sentado por longos períodos; ou tomando medicamentos, como antidepresivos, diuréticos e antiepilépticos. Suplementos de ferro ou cálcio também podem ter esse efeito.

Hábitos saudáveis para um intestino feliz:

alimentos que soltam o intestino rápido
alimentos que soltam o intestino imediatamente
  1. Coma mais fibra:

Pessoas que comem uma dieta rica em fibras têm menos probabilidade de ter prisão de ventre. Mas faça mudanças em sua dieta lenta e gradualmente ao longo de algumas semanas para evitar qualquer desconforto. Aqui estão nossas dicas:

  • Coma uma variedade de vegetais e frutas todos os dias e inclua a casca e as sementes sempre que possível, já que contêm mais fibras.
  • Troque pão branco, arroz branco e massas por opções integrais, como pão de linhaça de soja, arroz integral e massas integrais.
  • Faça do grão-de-bico, lentilhas e outros feijões uma parte regular de sua dieta; e inclua um pequeno punhado de nozes como lanche todos os dias.
  • Cubra seu cereal preferido com 1 colher de sopa de semente de linhaça moída, cascas de psyllium ou sementes de chia. Você também pode adicioná-los em um suco ou batido.
  • Experimente um suplemento probiótico – alguns estudos mostram que a introdução de bactérias boas no intestino pode ajudar a aliviar a constipação.
  1. Mova-se regularmente:

Estudos sugerem que atividades regulares, como caminhar, podem estimular os movimentos intestinais. Alguns especialistas acreditam que o exercício ajuda a reduzir o estresse e tensionar os músculos do assoalho pélvico. A musculatura pélvica quando está muito frouxa, pode causar prisão de ventre.

Leia também: 5 Remédios caseiros para prisão de ventre.

  1. Fique hidratado:

Se você estiver desidratado, não haverá líquido suficiente para que o intestino mantenha as fezes moles. Ficar em um escritório com ar condicionado e não beber água suficiente durante o dia pode resultar em desidratação. Portanto, leve uma garrafa de água com você ou mantenha um copo em sua mesa como um lembrete para beber ao longo do dia, e continue enchendo-os.

  1. Truques para liberar as fezes quando ir ao banheiro:

Você ficaria surpreso com o número de pessoas que não sabem como usar o banheiro adequadamente. Experimente estas dicas para facilitar:

  • Sente-se no vaso sanitário todas as manhãs e 30 minutos depois de comer uma refeição, pois é o momento em que o intestino se contrai mais.
  • Se você sentir vontade de ir ao banheiro, faça-o imediatamente – não espere até mais tarde.
  • Certifique-se de que seus joelhos estão mais altos que seus quadris. Tente colocar os pés em uma lista telefônica velha ou em uma caixa de sapato resistente se seus joelhos estiverem muito baixos.
  • Não force; relaxe e reserve cinco minutos para se sentar.
  1. Continue fazendo exercícios físicos conforme você envelhece:

Embora a constipação afete pessoas de todas as idades, é mais comum em pessoas com mais de 65 anos.

À medida que você envelhece, os músculos do intestino e da pélvis enfraquecem, o que afeta a frequência com que você abre os intestinos.

Ter uma doença crônica ou estar em uso de medicamentos de longo prazo também pode causar prisão de ventre.

Dicas para manter a regularidade:

alimentos para constipação
  • Fale com o seu médico: Se você demora para ir ao banheiro, e a causa for apenas um efeito colateral do seu medicamento, peça para trocá-lo.
  • Mantenha-se ativo: até mesmo caminhar até o portão da entrada da casa uma ou duas vezes por dia ajudará a reduzir o risco de constipação.
  • Beber água ao longo do dia: Beba mais água, mas apenas de manhã ao início da tarde, para evitar idas ao banheiro durante a noite.

Consequências da constipação:

Há evidências de que o esforço constante em ir ao banheiro exerce pressão sobre o revestimento do intestino, o que faz com que pequenas bolsas se projetem na parede intestinal, chamadas divertículos.

A doença diverticular afeta um terço de nós aos 50 anos e pode ser causada em parte por uma dieta pobre em fibras. Você pode nem saber que tem essas bolsas, pois muitas vezes não há sintomas.

No entanto, pequenos cortes podem ocorrer nessas bolsas, causando inflamação – isso é diverticulite. Os sintomas incluem dor abdominal, febre, náuseas e vômitos. O tratamento geralmente requer internação hospitalar.

Anos atrás, as pessoas com doença diverticular eram instruídas a não comer alimentos pequenos e picantes, como nozes e sementes, que provavelmente pioravam a condição. Mas a pesquisa mostra o contrário, então não há necessidade disso.

Hemorroidas é outra consequência do esforço. As veias ao redor do ânus se esticam e depois incham e se projetam, causando dor.

Uma dieta rica em fibras com bastante água e atividade física é a melhor maneira de prevenir a constipação crônica.

Se você está constipado por mais de três meses, deve consultar seu médico.

Vamos conhecer os melhores alimentos para soltar o intestino imediatamente e liberar todas as fezes acumuladas.

Assista direto do Youtube: ALIMENTOS QUE SOLTAM O INTESTINO NA HORA: 10 ALIMENTOS QUE LIBERAM AS FEZES ACUMULADAS NO INTESTINO.

Alimentos que soltam o intestino imediatamente #1. Probióticos: 

alimentos que soltam o intestino probióticos
Kefir

Esse é o meu preferido. Eu passei a consumir  iogurte e o kefir, que são excelentes no café da manhã, os quais me trouxeram resultados definitivos em minha saúde intestinal e o meu corpo de um modo geral.

Esses alimentos podem ser  consumidos puros ou misturados com o seu cereal  favorito ou com sementes de linhaça. 

As cepas probióticas presentes nestes alimentos estimulam a saúde intestinal, o que se traduz em uma evacuação mais fácil. 

Pessoas que consomem probióticos regularmente desfrutam de maior frequência na eliminação das fezes e consistência das fezes, além de ter um metabolismo trabalhando a todo vapor.

Alimentos que soltam o intestino imediatamente #2. Água: 

alimentos que soltam o intestino imediatamente

Manter-se hidratado foi o primeiro passo que eu segui,  antes dos probióticos, pois  facilita a digestão e melhora o trânsito do bolo fecal. 

Quando o corpo recebe água suficiente, o sistema digestivo pode processar nutrientes e eliminar os resíduos e toxinas sem problemas. 

Mas quanta água é suficiente? 

Sempre tome água ou líquidos naturais sempre que sentir sede. Independente de outros líquidos, eu todos os dias tomo em torno de 2 a 3 litros de água filtrada. 

Alimentos que soltam o intestino rápido #3. Suco de ameixa: 

As ameixas são ricas em fibras e sorbitol, um carboidrato que o corpo digere lentamente. Conforme a fibra e o sorbitol se movem ao longo dos intestinos, eles coletam água que amolece o bolo fecal. Eu Comecei com um copo de 240 ml de suco feito com 3 ameixas . Mas, atenção, tome este suco com moderação, pois muita fibra e sorbitol podem causar inchaço, gases e diarréia.

Alimentos que soltam o intestino #4. Alimentos ricos em magnésio:

alimentos ricos em magnésio

O magnésio é fundamental para a saúde muscular e o peristaltismo, ou o movimento dos alimentos ao longo do trato digestivo.

O baixo consumo de magnésio foi associado ao aumento da incidência de constipação. A ingestão adequada de magnésio direciona a água para os intestinos, mantendo as fezes macias e fáceis de mover.

Inclua em sua dieta nozes, peixes e vegetais de folhas verdes como o brócolis que são ricos em magnésio.

Alimento que soltam o intestino imediatamente #5. Café:

Eu tinha esta bebida como uma vilã devido aos comentários de que não era boa para o sistema digestivo. Porém, ao incluir esta bebida na alimentação matinal, especialmente o café torrado, houve uma melhora acentuada na minha digestão. Sabe porque? Café contém fibras, óleo e água, os quais ajudam a manter o movimento intestinal. Uma ou duas xícaras resolverão o problema. Use o café com moderação e nunca de forma contínua a fim de evitar o efeito rebote.

Alimentos que soltam o intestino  #6. Bicarbonato de sódio e água morna: 

alimentos que soltam o intestino imediatamente com bicarbonato

Misture uma colher de chá de bicarbonato de sódio em um quarto de xícara de água morna. Essa mistura milagrosa alivia a dor e a pressão associadas à constipação, e acredita-se que o bicarbonato reduz os sintomas associados à azia. Quanto mais rápido você bebe, mais eficaz parece ser.

Alimentos que soltam o intestino imediatamente #7.Azeite: 

Experimente tomar uma colher de sopa de azeite de oliva antes de tomar o café da manhã. Como um óleo denso em nutrientes, estimula o trato digestivo. Ele também lubrifica os intestinos e fornece proteção antioxidante ao mesmo tempo.

Alimentos que soltam o intestino imediatamente #8. Feijão: 

Rico em fibras, uma refeição que contém feijão compartilha muitos benefícios semelhantes a uma que contém ameixas.

A fibra mantém as fezes macias e a proteína tem benefícios adicionais para o crescimento e a reparação dos tecidos corporais. O feijão também é rico em nutrientes essenciais para a saúde e função muscular.

Alimentos que soltam o intestino imediatamente #9. Ervas: 

ervas para combater a constipação

Semente de linho, psyllium e feno-grego são as ervas recomendadas para começar quando se trata de combater a constipação.

Elas são mais fáceis para o estômago e se enquadram na categoria de laxantes a granel. Ervas purgativas como sene, aloe vera e espinheira santa também são úteis quando se trata de constipação.

Apenas tenha em mente que essas ervas não são para uso a longo prazo.  

Alimentos que soltam o intestino #10. Suco de mamão com linhaça.

Um ótimo remédio caseiro para intestino preso que eu usei nas minhas crises de prisão de ventre foi o suco de mamão com linhaça.

Estes alimentos são ricos em fibras que ajudam a combater o intestino preso, ajudando a reduzir a barriga inchada.

Bata no liquidificador 1/2 mamão sem sementes e 1 copo de água ou 1 potinho de iogurte natural, adicione 1 colher de sopa bem cheia de linhaça e adoce a gosto.

Este remédio caseiro pode ser utilizado por crianças pequenas com o intestino preso. 

Alimentos que soltam o intestino imediatamente #11. kiwis:

Uma desvantagem de algumas frutas é que elas contêm muita frutose – açúcar de frutas – que pode causar gases . É por isso que o Dr. Blaney sugere frutas com alto teor de fibras e baixo teor de açúcar, que não causam inchaço na barriga, como o kiwi. 

Uma xícara de kiwi oferece 5 gramas de fibra e, além disso, você obterá outros nutrientes bons para você, como mais do que o dobro de sua cota diária de vitamina C.

Alimentos que soltam o intestino imediatamente #12. Laranjas:

alimentos que soltam o intestino imediatamente

Pule o suco de laranja em favor de uma laranja grande e suculenta. O Dr. Sam prefere a fruta porque uma laranja grande oferece 4 gramas de fibra por apenas 86 calorias.

Bônus, frutas cítricas contêm um flavonol chamado naringenina, que pesquisadores chineses em um estudo com animais descobriram que pode funcionar como um laxante para ajudar a tratar a constipação .

Alimentos que soltam o intestino imediatamente#13. Aveia:

A aveia oferece o melhor dos dois tipos de fibra: meia xícara de aveia seca contém 2 gramas de fibra insolúvel e 2 gramas de fibra solúvel.

A fibra insolúvel adiciona volume às fezes e ajuda os alimentos a passarem mais rapidamente pelo estômago e intestinos, enquanto a fibra solúvel se dissolve na água e forma um material semelhante a um gel.

Juntos, os dois tipos de fibra trabalham juntos para aumentar o volume das fezes, amolecê-las e torná-las mais fáceis de passar.

Alimentos que soltam o intestino imediatamente# 14. Arroz:

Comer uma tigela de arroz pode deixar seu intestino feliz. Em um estudo japonês, as pessoas que consumiram mais arroz tiveram 41% menos chances de sofrer de constipação. 

Os pesquisadores não examinaram exatamente o porquê, mas a fibra do arroz pode desempenhar um papel, ou pode ser que as pessoas que comiam arroz naturalmente tivessem dietas mais saudáveis.

Como pode ser a fibra, opte pelo arroz integral – ele oferece 4 gramas por xícara, em comparação com 1 grama no arroz branco.

Alimentos que soltam o intestino imediatamente# 15. Suco de aloe vera:

alimentos para o intestino preso

Essa bebida engarrafada está aparecendo em mais lojas de produtos naturais, impulsionada pela tendência de bebidas saudáveis ​​(pense em água de coco).

Feito da planta de aloe vera, a babosa pode atuar como um laxante para algumas pessoas. Na verdade, a babosa era tradicionalmente incluída em produtos laxantes. Se você quiser experimentar o suco de aloe vera, comece com 60 ml e vá aumentando até 240ml. 

Alimentos que soltam o intestino preso# 16. Vagem:

Se o feijão tradicional for muito duro para o estômago, experimente o feijão verde.

Embora sejam muito diferentes dos feijões tradicionais (são muito mais baixos em proteínas e carboidratos), ainda contém 4 gramas de fibra por porção de 1 xícara, o que os torna bons no combate à constipação.

Melhor ainda, eles contêm menos açúcares fermentáveis, então provavelmente não virão com o efeito colateral gasoso dos grãos normais.

Alimentos que soltam o intestino# 17. Brócolis:

alimentos que soltam o intestino imediatamente

O brócolis aparece em quase todas as discussões sobre alimentos bons para intestino preso.

Isso porque o vegetal verde é uma fonte incrível de vitaminas essenciais, proteínas e, sim, fibras. Comer muitos vegetais é essencial para uma boa saúde digestiva. 

Adicione uma xícara de brócolis cozido a qualquer almoço ou jantar e obtenha mais cinco gramas e meio de fibra.

Alimentos bons para prisão de ventre# 18. Maçãs:

Nesse caso, uma maçã por dia ainda é um conselho de ouro, especialmente quando se trata de evitar a constipação. As cascas de muitas frutas (incluindo maçãs) contêm fibra insolúvel, que atua como um laxante natural.

Alimentos que serve para soltar o intestino# 19. Quiabo:

Ame ou odeie, essa substância viscosa dentro do quiabo é na verdade fibra mucilaginosa – fibra solúvel que foi misturada com água.

Portanto, fica pegajosa, que é o que acontece com todas as fibras solúveis em seu trato digestivo.

Quiabo é a minha escolha para aliviar a constipação, pois, toda aquela fibra mucilaginosa amolece as fezes, o que pode aliviar a constipação.”

Alimentos para constipação intestinal# 20. kombucha:

Outro probiótico, a Kombucha é uma antiga bebida chinesa que envolve beber chá preto ou verde fermentado. Graças ao processo de fermentação, a Kombucha é um potente probiótico e pode ajudar seu intestino a operar com mais eficiência.

Alimentos para intestino preso# 21. Chucrute:

Chucrute, também conhecido como repolho fermentado, é uma potência absoluta para ajudar na digestão.

Além de ser um probiótico que não agride a barriga, o chucrute contém uma grande quantidade de bactérias que ajudam o corpo a decompor os alimentos no estômago.

O consumo regular de probióticos torna o tempo de ir ao banheiro rápido e estranhamente satisfatório.

Alimentos para prisão de ventre# 22. Sementes de abóbora:

Se procura um lanche saboroso e uma excelente fonte de fibras, porque não escolhe as sementes de abóbora.

Elas não são apenas uma excelente fonte de gorduras insaturadas “boas”, mas também contêm uma grande quantidade de fibras, com quase 20 gramas para cada 100 gramas consumidos.

Alimentos que soltam o intestino# 23. Lentilhas:

Não se engane, se você quiser fazer cocô da maneira mais eficiente possível, ajudaria a aumentar sua dieta com lentilhas.

Com colossais 8 gramas de fibra por 100 gramas, as lentilhas também são uma grande fonte de proteínas e carboidratos em um só produto.

Se você não está acostumado a comer tanta fibra, diminua o tamanho das porções lentamente para evitar gases excessivos.

Alimentos para acabar com a constipação# 24. Nozes:

alimentos bons para o intetsino

Inclua um punhado de nozes como castanhas, amendoim, amêndoas ou nozes em sua dieta todos os dias.

Jogue-os em seu iogurte, salada ou apenas mastigue-os como um lanche do meio-dia para aumentar as fibras.

Embora sejam uma ótima fonte de proteínas e gorduras saudáveis, apenas um quarto de xícara de amêndoas inteiras também serve 5g de fibra.

Alimentos para constipação# 25. Sementes de chia ou linhaça:

Sementes de chia e linhaça são uma maneira fácil de adicionar mais fibras em sua dieta.

Polvilhar uma colher de cada em seu suco, aveia ou iogurte, ou usá-la como cobertura de salada, pode dar a uma refeição com baixo teor de fibras o poder extra de produção de cocô de que precisa.

Alimentos bons para o intetsino# 26. Bagas.

As bagas estão sempre em destaque no superalimento devido à sua abundância de antioxidantes, mas também são ricas em outros nutrientes essenciais.

Você está comendo sementes minúsculas em cada mordida, então isso aumenta sua fibra. Meia xícara de amoras e framboesas contém cerca de 4g de fibra cada. Meia xícara de morangos fatiados oferece cerca de metade da quantidade.

Alimentos para prisão de ventre# 27. Peras:

As peras não recebem crédito suficiente, especialmente porque estão repletas de antioxidantes e vitaminas.

Elas também são uma das frutas mais fibrosas, então adicioná-los à sua dieta é outra maneira de aliviar qualquer desconforto que você possa sentir no banheiro.

Deixe uma resposta

Voltar ao Topo
%d blogueiros gostam disto: