36 MANEIRAS DE SE LIVRAR DE UMA BARRIGA INCHADA, GASES E ARROTOS.

36 MANEIRAS DE SE LIVRAR DE UMA BARRIGA INCHADA, GASES E ARROTOS.

Barriga inchada, gases e arrotos são condições que afetam grande parte da população brasileira.

Adotar novos hábitos alimentares, como evitar o exagero no sal, alimentos processados, enlatados, abuso de remédios, alimentos com glúten e açúcares refinados, podem ser uma excelente medida.

Neste artigo você irá conhecer 37 maneiras naturais que farão você eliminar rapidamente o inchaço da barriga, assim como os gases e os desagradáveis arrotos.

Eis, a nossa lista com as 36 medidas que você deve implementar em sua dieta para eliminar a barriga inchada, gases e arrotos:

Assista direto do Youtube: 10 Formas de se livrar de uma barriga inchada, gases e arrotos.

1. COMA PROBIÓTICOS.

Tornar os probióticos uma parte regular de sua dieta pode ajudar a manter felizes as bactérias no seu intestino, o que, por sua vez, regula o sistema digestivo e reduz o inchaço, relata a Cleveland Clinic . Alimentos como iogurte, missô e kefir têm as quantidades necessárias de boas bactérias que você procura necessita.

Veja a seguir a minha dica #2 para eliminar a barriga inchada, gases e arrotos:

2. BEBA ÁGUA REGULARMENTE.

Certificar-se de que você está adequadamente hidratado é obviamente bom para sua saúde.

Mas beber água ao longo do dia também pode impedir a constipação , responsável por você inchar, diz Keri Gans, RD, autor de The Small Change Diet.

Beba um copo de 40 ml meia hora antes de você comer. Um estudo recente descobriu que aqueles que beberam água perderam peso mais rapidamente do que seus colegas menos hidratados.

Tenha sempre aspargos em sua dieta para eliminar barriga inchada, gases e arrotos. Veja a razão a seguir.

3. ESTOQUE DE ASPARGOS.

Nunca há um momento ruim para aspargos. O vegetaL contém inulina , uma fibra alimentar e prebiótico que ajuda as bactérias intestinais a florescer, impedindo o inchaço e aumentando a sua saúde digestiva.

Adicione aos seus pratos o gengibre como aletrnativa para eliminar a barriga inchada.

4. ADICIONE GENGIBRE À SUA DIETA.

gengibre para barriga inchada e arrotos

Na China, o gengibre tem sido usado para ajudar a tratar problemas digestivos, desde inchaço doloroso até dor de estômago por mais de 2.000 anos, relata o Medical News Today .

Para aproveitar o efeito calmante na barriga, use-o em seus batidos , saladas e sucos.

Leia Também: 10 Remédios Caseiros para parar de beber.

A medida a seguir é fundamental para as pessoas que pretendem eliminar a barriga inchada e os gases.

5. EVITE ALIMENTOS COM EXCESSO DE SÓDIO.

alimentos com excesso de sódio

Afaste a coqueteleira, pois os especialistas citam o sal como uma das causas mais comuns de inchaço .

Quando você come demais – o que a maioria dos brasileiros come -, provoca acúmulo de líquidos que aumenta o volume de sangue, dificulta o coração e dá um estiramento no estômago.

Para reduzir sua ingestão, verifique a porcentagem de sal no rótulo nutricional; mais de 20% por porção significa que você exagerou.

Comer frutas com pele, como pera e maçã, é excelente para eliminar a barriga inchada, gases e arrotos. Veja a seguir o motivo:

6. COMA FRUTAS COM A PELE.

frutas com pele para barriga inchada

Bagas frescas e frutas com casca (maçãs, peras, etc) são ótimas para combater o inchaço , pois é aí que reside a maior quantidade de fibras.

Alimentos fibrosos ajudam o sistema digestivo, e o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) recomenda que as mulheres comam entre 25 e 28g por dia.

Alimentos como potássio são ótimos para eliminar a barriga inchada, gases e arrotos. Veja a seguir a nossa dica 7:

Leia Também: 10 Remédios caseiros para dor de barriga e indigestão.

7. ACRESCENTE POTÁSSIO EM SUA DIETA.

potássio para barriga inchada

Algumas frutas e vegetais – como mangas, bananas, espinafre e tomate – são carregados com potássio, um nutriente ótimo para achatar o estômago. Especialistas dizem que ajuda a compensar o sódio para equilibrar o corpo.

Bananas são ricas em potássio o que é ideal para quem pretende eliminar barriga inchada, gases e arrotos. Conheça a seguir o motivo:

8. INCLUA BANANAS EM SUA DIETA DIÁRIA.

banana para barriga inchada

Coloque um pouco de aveia e banana no café da manhã ou como lanche da tarde. Bananas são preenchidas com fibra e potássio, os quais aliviam a retenção de água, diz Gans.

Frutas como melancia são diuréticas e são ótimas para eliminar a barriga inchada, gases e arrotos. Saiba mais a seguir:

9. COMA FRUTAS CHEIAS DE ÁGUA.

frutas cheia de água para barriga inchada

Frutas com alto teor de água ajudam a liberar sódio que causa inchaço na barriga , diz Gans. Além disso, a abundância de água ajudará você a se sentir cheio sem essa sensação de peso. Não sabe quais frutas pegar? Pesquisas mostram que a melancia contém citrulina , um aminoácido que pode melhorar o fluxo sanguíneo e reduzir a fadiga, proporcionando mais energia para um dia agitado.

10. LIMITAR ADOÇANTES ARTIFICIAIS.

Adoçantes artificiais podem parecer uma alternativa melhor que alimentos açucarados, mas a verdade é que eles podem não ser a melhor opção para o estômago. “Muitas pessoas têm dificuldade em digerir adoçantes artificiais”, diz Patricia Raymond, MD, gastroenterologista em Chesapeake, VA. Sim, você pode estar reduzindo o açúcar real , mas pode acabar lidando com excesso de gás ou diarréia.

11. ADICIONE QUINOA À SUA DIETA.

Claro, o Midol, presente na quinoa,  ajuda a aliviar esse sintoma da TPM , mas Gans diz que você pode pular os remédios e tentar a quinoa na forma natural . O grão é rico em potássio e magnésio, os quais demonstraram reduzir o inchaço . Bônus: você pode apreciá-lo como um substituto saudável para alguns de seus alimentos favoritos .

12. COMA MAIS SALMÃO.

O salmão é carregado com ácidos graxos ômega-3, que Gans diz serem gorduras importantes que reduzem a inflamação no estômago. 

Quer eliminar a barriga inchada, gases e arrotos? Faça sempre atividades físicas regularmente conforme orienta a nossa próxima dica:

13. FIQUE ATIVO.

Se você prefere ioga pela manhã ou faz exercícios nas pernas à noite, praticar 15 a 20 minutos de atividade por dia pode ajudar a combater a constipação e manter as coisas em movimento pelo trato digestivo, diz Raymond .

14. EXPERIMENTE RECEITAS COM BAIXO TEOR DE SÓDIO.

Muita gente gosta de um bom prato de macarrão instantâneo, mas da próxima vez evite o possível . Gans diz que macarrão instantâneo, sopas enlatadas e salgadas promovem inchaço, e é sempre melhor seguir a rota caseira sempre que possível.

15. DIGA SIM À CAFEÍNA.

Você já se perguntou por que aquele café da manhã sempre faz você correr para o banheiro feminino? Isso ocorre porque a cafeína estimula contrações musculares do cólon semelhantes às experimentadas após uma grande refeição. Portanto, se você estiver com constipação , tome uma xícara de café para ajudar a movimentar as coisas.

16. JANTE CEDO.

Para evitar acordar com o estômago inchado, os especialistas recomendam jantar mais cedo. Dessa forma, seu corpo tem tempo de sobra para digerir (e desinflar) antes de criar gases .

17. COMA UM POUCO DE MAMÃO.

Essa fruta exótica contém enzimas digestivas essenciais que quebram proteínas e ajudam na digestão, para que você não se sinta pesado o dia todo, diz Koff. 

18. EVITE DOCES ZERO AÇÚCAR.

Ver “sem açúcar” em um rótulo convence muitos de que é um item saudável, mas não se deixe enganar: lanches dietéticos geralmente contêm adoçantes sorrateiros como xyitol, sorbitol e maltitol, que Gans diz que podem causar angústia gastrointestinal e inchaço excessivo, além de diarréia.

19. AUMENTE SUA INGESTÃO DE CÁLCIO.

Se suas roupas parecerem mais apertadas na hora em que a menstruação começa, você provavelmente não está recebendo cálcio suficiente. Abbey Sharp, RD, diz que você deve aumentar sua ingestão uma semana antes do início do período, tomando pelo menos 1.000 mg por dia. A ingestão de magnésio suficiente (cerca de 320 mg) também pode ajudar a aliviar os sintomas da TPM .

20. MASSAGEIE SUA BARRIGA.

Da próxima vez que se sentir inchado, tente massagear o estômago na direção do trato gastrointestinal. Pressione os dedos bem perto do quadril direito; deslize para cima em direção às costelas, depois atravesse e desça perto do seu cólon em um movimento circular. Parece estranho, mas o Dr. Raymond diz que o movimento pode ajudar a evacuar os gases e aliviar o estômago.

21. COMA MAIS ABACATE.

Espalhe-o na torrada, adicione-o à salada ou misture-o com leite desnatado. Não importa como você escolhe comer abacate , você receberá uma dose saudável de gorduras monoinsaturadas que ajudam a mantê-lo cheio sem a barriga inchada. 

22. FAÇA ABDOMINAIS NA CAMA.

Coloque seu sistema digestivo nos trilhos antes de sair do quarto. Deite-se de costas com os dois joelhos dobrados no estômago por alguns minutos. Depois, relaxe a barriga torcendo lentamente as pernas de um lado para o outro, sugere Koff . O movimento ajudará a acalmar sua barriga e evitar inchaço.

23. COMA ALGUMAS PORÇÕES DE BRÓCOLIS.

Esse vegetariano é cheio de nutrientes e não causa gases. Diferente de outros vegetais crucíferos que pode deixar algumas pessoas com gases e inchadas se comidas cruas. Segundo Gans, comer meia xícara por vez pode ajudar a reduzir o inchaço.

24. SUBSTITUIR ARROZ BRANCO POR INTEGRAL.

Por ser um carboidrato complexo, o arroz integral leva mais tempo para ser digerido , o que significa que o manterá cheio, mas não irá esticar seu estômago.

25. GERENCIE SUA INGESTÃO DE ANTIBIÓTICOS.

Alguns antibióticos, como analgésicos e suplementos de ferro, podem alterar os padrões microbianos e metabólicos do seu intestino, diz Kate Scarlata , RD. Isso altera não apenas o conteúdo de gases – o quão inchado ele faz você se sentir -, mas também a velocidade de movimentação do intestino.  Se você acha que seus remédios podem estar causando problemas estomacais, pergunte ao seu médico sobre alternativas.

26. COMA MAIS AVEIA.

A aveia é rica em fibras E rápida de preparar . Além disso, o manterá saciado, evitando sobrecarregar seu estômago a manhã toda. Apenas certifique-se de exagerar na adição de açúcar.

27. COMECE CADA DIA COM ÁGUA DE LIMÃO.

O limão atua como um diurético natural que, quando combinado com água morna, ajuda na digestão e reduz a retenção de líquidos. Para evitar que a bebida se torne chata, polvilhe com uma pitada de canela para obter uma explosão extra de sabor.

28. LIMITE O CONSUMO DE ÁLCOOL.

Aprecie um copo de vinho no jantar – mas evite o exagero. O álcool pode desidratá-lo , o que diz ao seu corpo que ele precisa segurar água. Isso deixa você mais inchado, então, quanto mais você bebe, maior a probabilidade de acordar com um monte de inchaço no estômago.

29. COMA MAIS PEPINOS.

Não são apenas esses vegetais crocantes e deliciosos, mas também são conhecidos por liberar o excesso de líquidos do organismo.

30. CUIDADO COM OS VEGETAIS GASOSOS.

São vegetais saudáveis, mas é provável que repolho, feijão e grão de bico causem gases e prisão de ventre . É claro que você ainda deve comer essas guloseimas verdes, mas evite comê-los regularmente.

31. EVITE ALIMENTOS ENLATADOS.

É provável que qualquer fruta ou vegetais enlatados esteja nadando em uma piscina de sódio para preservar seu sabor natural; portanto, é melhor ficar fresco o máximo possível. Se você precisar usar a lata, coe os alimentos e corra com água fria e fresca por cerca de 30 segundos antes de comer.

32. EVITE COMER FRITURAS.

Por mais deliciosos que sejam os alimentos fritos, nada fará você se sentir mais inchado do que comer um grande cheeseburger com adição de batatas fritas e anéis de cebola. Esses alimentos são difíceis de digerir, causando distensão no estômago enquanto processa todas essas mordidas.

33. AFASTE REFEIÇÕES CONGELADAS.

Embora possam ser rápidos e simples de preparar, as refeições congeladas podem conter até 500 mg de sal (novamente, para preservar o sabor), diz Gans. Isso representa quase 25% da ingestão diária recomendada de sal.

34. BEBA CHÁ DE HORTELÃ-PIMENTA.

Quando você precisa de uma solução rápida para desinchar, o chá de hortelã-pimenta pode fazer maravilhas. Naturalmente, relaxa os músculos do intestino, proporcionando alívio a curto prazo para o inchaço, cólicas e gases, de acordo com a Clínica Mayo .

35. EVITE ALIMENTOS RICOS EM AMIDO ANTES DE DORMIR.

Comer uma batata assada ou aimpim com carne do sol num jantar tarde da noite é delicioso no momento, mas algo que você pode se arrepender na manhã seguinte. Alimentos ricos em amido podem fazer com que você retenha líquido , fazendo com que você se sinta inchado ao acordar.

36. RECONSIDERE FICAR SEM GLÚTEN.

Produtos com glúten podem parecer saudáveis, mas opções processadas (como bolachas ou biscoitos) podem causar inchaço por causa do excesso de açúcar e goma que são difíceis de digerir. A conselheira holística da saúde Pamela Salzman diz que eles geralmente também têm menos fibras e proteínas, então se você não é intolerante ao glúten e ainda quer um doce , vá para a versão integral.

FONTE: https://www.redbookmag.com/

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