Síndrome do Túnel Do Carpo: 6 Tratamentos Caseiros Que Eliminam A Dor, O Formigamento e Dormência

Síndrome do Túnel Do Carpo: 6 Tratamentos Caseiros Que Eliminam A Dor, O Formigamento e Dormência

Se você sofre com a Síndrome do túnel do carpo, aqui estão os melhores tratamentos caseiros que eliminam a dor, inflamação, formigamento e dormência.

A síndrome do túnel do carpo é uma condição nervosa comum que causa dormência, formigamento e, às vezes, dor nos dedos e nas mãos. 

Os tratamentos alternativos devem ser usados de forma complementar aos procedimentos médicos, e nunca como substitutos.

Compreendendo a síndrome do túnel do carpo:

Você sentiu formigamento ou dormência nas mãos ou nos braços? Esse sentimento persistiu por vários meses ou piorou com o tempo? Em caso afirmativo, você pode ter síndrome do túnel do carpo (STC).

A Síndrome do túnel do Carpo pode ocorrer quando um nervo do pulso é comprimido. 

Em muitos casos, isso é o resultado de uma atividade cotidiana típica. Isso inclui o uso frequente de ferramentas manuais vibratórias, tocar um instrumento musical ou trabalho manual. Há algum debate sobre se a digitação ou o trabalho no computador podem causar síndrome do túnel do carpo.

Esse distúrbio geralmente começa lenta e gradualmente. Pode afetar apenas uma ou ambas as mãos. Você pode sentir dormência ou formigamento nos dedos, principalmente nos dedos indicadores e polegares. Você também pode sentir uma sensação de desconforto ou fraqueza nos pulsos.

Se você apresentar síndrome do túnel do carpo leve, poderá aliviar seus sintomas com mudanças no estilo de vida e medicamentos. Aqui estão nove remédios caseiros para o alívio do túnel do carpo:

Tratamento caseiro para síndrome do túnel do carpo #1. Faça compressa de gelo.

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Se o pulso estiver dolorido ou inchado, aplique uma bolsa pequena cheia de gelo picado (ou alguma coisa gelada) para amenizar a inflamação e anestesiar a dor.

Essa medida também ajuda a diminuir os sintomas da mão. As compressas de gelo são mais eficazes em lesões do tecido mole que envolvem algum tipo de inchaço, pois elas diminuem o fluxo sanguíneo. 

Aplique gelo picado no pulso por aproximadamente cinco a 10 minutos, de três a cinco vezes ao dia, até que os sintomas melhorem.

  • A compressa de gelo no pulso é ainda mais eficaz no combate da inflamação se for usada em conjunto com uma munhequeira elástica.
  • Sempre envolva a bolsa de gelo com um pano fino antes de colocá-la em contato com a pele para evitar irritações e queimaduras.
  • Se você não tiver gelo picado em casa, use cubos grandes de gelo, pacotes de legumes congelados ou uma bolsa térmica de gel.
  • Em alguns casos, a compressa de gelo pode piorar os sintomas da síndrome do túnel do carpo. Se esse for o seu caso, esqueça esse truque.

Tratamento caseiro para síndrome do túnel do carpo #2. Frio e vibração:

No tópico anterior eu te falei sobre a aplicação de gelo na área inflamada para o tratamento do túnel do carpo, mas fique advertido que isso pode enrijecer os músculos e tendões e diminuir o fluxo sanguíneo. 

Experimente massagear a área após a aplicação de gelo para estimular o fluxo de sangue. 

A massagem mantém as fibras musculares flexíveis para que o dano causado por novas lesões às fibras em movimento que tentam se unir para diminuir o movimento seja minimizado e o gelo seja mais tolerável.

Tratamento caseiro para síndrome do túnel do carpo #3. Descanso:

O tratamento mais simples do túnel do carpo é descansar os dedos, a mão e o pulso. 

Pare as atividades que você acha que podem estar causando dormência e dor. Quando os sintomas melhoram, a atividade pode ser retomada gradualmente. 

A cirurgiã ortopédico Metodista de Houston Shari Liberman, MD , sugere que os pacientes avaliem a ergonomia de sua casa e do espaço de trabalho para identificar problemas que podem estar contribuindo para seus sintomas. 

“Mudanças no seu local de trabalho que podem ajudar a aliviar os sintomas incluem mudar para um teclado ou mouse ergonômico, mudar a posição do teclado e do mouse para permitir que os pulsos fiquem em uma posição neutra ou usar um descanso acolchoado para o pulso”, diz ela. 

“Em casa, os pacientes podiam fazer pausas nas tarefas repetitivas para esticar e mover as mãos e os pulsos.”

Tratamentos para síndrome do túnel do carpo #4. Alongar:

Exercícios de pulso simples podem ser feitos a qualquer hora do dia, esteja você em sua mesa no trabalho ou esperando na fila da loja. 

Por exemplo, a Academia Americana de Cirurgiões Ortopédicos sugere fechar o punho e deslizar os dedos até que fiquem retos novamente, repita a ação de cinco a 10 vezes, para ajudar a aliviar qualquer pressão no pulso . 

Se você tiver problemas com retenção de líquidos durante a gravidez ou fraturas, adquira o hábito de elevar as mãos e os pulsos sempre que possível.

Tratamentos caseiros para síndrome do túnel do carpo #5. Talas noturnas:

Manter os pulsos retos pode ajudar a aliviar a pressão no nervo mediano. 

Os sintomas são mais comuns à noite, portanto, usar uma tala à noite pode ajudar a aliviar os sintomas antes que eles comecem. 

Se você tiver problemas com tarefas repetitivas no trabalho, também pode usar talas de pulso durante o dia. 

“O objetivo da tala é manter o punho em uma posição neutra, mantendo o túnel aberto e evitando a pressão sobre o nervo”, diz a Drª Liberman. 

“Temos tendência a dormir com os pulsos dobrados, o que agrava os sintomas. Essas talas também podem ser usadas durante uma atividade que agrava os sintomas. 

Tratamento #6. Considere mudar sua posição de dormir:

Algumas posturas podem definitivamente agravar os sintomas da Síndrome do túnel do carpo, o que leva a uma redução da quantidade e qualidade do sono. 

Mais especificamente, dormir com seus pulsos apertados com força e/ou mãos enfiadas debaixo do corpo (pulsos flexionados) é a pior posição para desencadear sintomas de síndrome do túnel do carpo, embora esticar seus braços acima da cabeça não seja uma boa posição também.

Ao invés disso, durma de frente (inerte) ou de lado com seus braços próximos ao corpo, e mantenha suas mãos abertas e pulsos em posição neutra. Isso estimula a circulação sanguínea e fluxo do nervo.

  • Como mencionado acima, usar suportes para pulso durante o sono é útil para prevenir posições agravantes, mas pode levar um tempo para se acostumar.
  • Não durma sobre sua barriga (de bruços) com os pulsos comprimidos embaixo do travesseiro. As pessoas que possuem este hábito com frequência acordam com dormência e formigamento nas mãos.
  • A maioria dos suportes para pulso são feitos de náilon e presos com velcro, o que pode irritar sua pele. Por isso, cubra o suporte com uma meia ou tecido fino para reduzir a irritação.

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